domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sobre a língua Portuguesa.


Por que aprender inglês é tão legal e aprender Português é tão chato? :S

Por que você odeia português?
Muitas regras, muitas exceções, 4 usos do "porquê", acentos, "É com S, SC, SS, ç , sc?"

Por que dizer: "The book is on the table" é tão fascinante e dizer "O livro está sobre a mesa" parece tão estranho a ponto de virar "O livro tá lá em cima da mesa, pô"?

O ser humano é curioso e tem fascínio pelo novo. Mas não sabe valorizar aquilo que já tem. É bonito falar enrolado? Sim, é. Mas também é bonito falar algo como "paralelepípedo" de forma limpa e sem enrolar a língua.

O fato é que sem comunicação não há interação e sem interação não há desenvolvimento. Por isso a língua Portuguesa é tão importante. Precisamos saber nos expressar, precisamos ter contato uns com os outros. Precisamos nos entender.

Ninguém sabe ao certo como surgiram os idiomas, mas eles partiram de símbolos, gestos e pinturas. O que se sabe é que os homens primitivos tinham a necessidade de interagir. De acordo com a evolução humana, houve a evolução da linguagem e o surgimento de novos idiomas.

Imagine que tarefa dificil se comunicar sem a fala (A linguagem oral). Já se imaginou sem poder falar, pedir coisas, contar coisas para seus amigos? Já se imaginou se não houvessem signos linguísticos? Sem comunicação não haveria desenvolvimento, não haveria internet nem MSN. Você não poderia conversar horas e horas com os seus "miguxos", nem entrar no facebook. Você não poderia cuidar da sua vaca na Colheita Feliz, que absurdo!

A língua Portugusa é o nosso princípio. Se você a entende, você evolui na sua vida. E depois pode aprender outros idiomas. Eu adoro conhecer outros idiomas e utilizar citações. É interessante você poder se comunicar em qualquer lugar do mundo. Mas o Português é fundamental na sua vida. Você não deve odiá-lo nem desvalorizá-lo. Imagine se você nunca pudesse ouvir um "Eu te amo" ou nunca dizer "Filho da puta!" ? Imagine o que seria de nós sem adjetivos? Você nunca ia ouvir aquele carinha dizer: "Você está linda hoje".

Tenho um projeto de Pesquisa sobre o ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio. Não concordo com o método atual que não expõe os alunos à uma vivência da língua em sua essência, através de experiências quotidianas. Acho isso um absurdo. Mas já estou tratando de pesquisar, ler, escrever e observar. Espero que no futuro as pessoas aprendam nosso idioma com carinho e não apenas por obrigação para passar de ano. Expressão, dicção, fluência verbal são essenciais no mundo globalizado, onde a comunicação oral, visual e instantânea se tornaram objetos de negócios.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Ad unguem ♥



- Quantas vezes você encontrou o significado da vida hoje?
- Nenhuma.
- Nenhuma? Há alguma coisa errada com você; Já me perdi nas contas...

Foto: Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo, Rio de Janeiro (2011).
Ad unguem, do Latim: Com toda perfeição.

Hic et ubique, changes.

Mudanças acontecem. Todas as coisas precisam mudar para ser, existir, permanecer, perdurar, renovar. (Isso acontece porque o infinito é um ciclo.)
Referenciais também mudam - Ou simplesmente deixam de ser adotados.
Pensamentos, sentimentos, tudo muda. Acaba, fortalece, esgota. Às vezes perde a importância.
Algumas coisas que antes eu admirava hoje não fazem mais sentido pra mim. Algumas palavras que eu disse há dias hoje já não significam a mesma coisa.
Algumas músicas já não tocam o meu coração ou apenas não consigo mais prestar atenção.
Algumas situações já não me causam efeitos colaterais.
As coisas mudam. Os propósitos mudam. Daqui a 248 dias talvez eu leia isso e não entenda meus próprios motivos. Porque eu mudo, eu me renovo. Os planos mudam,
o tempo muda - Hoje terminou o horário de verão. E enquanto eu junto meus pensamentos aqui, as coisas estão mudando lá fora.
O importante é saber reconhecer e extrair o que há de melhor, sempre.
Experiências positivas virão, experiências negativas não existem. Depende de como você as vê. Depende dos seus olhos. Depende do que você quer viver. É uma escolha.
Aceitar é uma escolha.
Tudo na vida são escolhas.
Tudo na vida são mudanças.
Há 18 anos não consigo parar meus pensamentos e parece que eles estão mais fortes agora.

Hic et ubique, do Latim: Aqui e em toda parte.
Changes, do inglês: Mudanças.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Terminus a quo.

Olá, pessoal! Decidi criar esse blog para compartilhar minhas experiências com vocês. Fui aprovada para cursar Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e estou imensamente feliz e cheia de projetos :)

Pretendo utilizar esse espaço como forma de integração, compartilhamento de conhecimento, idéias e materiais, divulgação do meu trabalho e de ferramentas que auxiliem no aprendizado da Língua Portuguesa.

Sejam bem vindos! :)

"Terminus a quo", do Latim: Ponto de partida.

Garota que Lê
 Lost in Chick Lit

  ©A vida em Língua Portuguesa

Design by Emporium Digital