sábado, 30 de abril de 2011

Le plaisir du texte.



Vou fazer um seminário sobre "O prazer do texto" de Roland Barthes na faculdade e estou fazendo estudos e análises também do livro "Roland Barthes por Roland Barthes" Comprei ontem um exemplar de "O prazer do texto" que me custou apenas R$10,00 na livraria Saraiva e o outro me custou R$40.00 com frete na Saraiva Online. Foi um ótimo investimento! O livro "O prazer do texto" apresenta a teoria de Roland Barthes acerca da escrita de um texto até o momento em que seu leitor o devora. Prazer e Fruição são duas noções que passam por todo o livro, quando o autor apresenta um texto de prazer como algo proveniente da cultura e da prática confortável de leitura e a fruição de um texto ligada a uma ruptura, um afastamento da cultura e da ideologia, onde o leitor percebe um conflito entre suas crenças. Então, o prazer do texto, ao que me parece, deve estar entre as transgressões sutis e as oscilações que há entre o prazer e o gozo.
"O prazer do texto é esse momento em que meu corpo vai seguir suas próprias idéias - pois meu corpo não tem as mesmas idéias que eu."
"O texto que o senhor escreve tem de me dar prova que ele me deseja. Essa prova existe: é a escritura. A escritura é isto: a ciência das fruições da linguagem, seu kama-sutra..."
"O que é a significância? É o sentido na medida em que é produzido sensualmente"
Um questionamento muito interessante proposto por Barthes nesse livro é "Como sentir prazer em um prazer relatado?"
Leia o livro para descobrir! :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Garota que Lê
 Lost in Chick Lit

  ©A vida em Língua Portuguesa

Design by Emporium Digital